Page 1 of 280 123451151101 ... LastLast
Results 1 to 5 of 1398
Like Tree34Likes

Thread: Guarabira e Região Metropolitana

  1. #1
    Medinho's Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2011
    Location
    Guarabira, Brazil
    Posts
    419
    Liked
    15 times
    Rep Power
    0
    Brazil

    Default Guarabira e Região Metropolitana

    Guarabira é um município brasileiro, localizado no estado da Paraíba. Está entre as 10 cidades mais populosas do estado. Seu nome, de origem tupi, significa "morada das garças".

    Situa-se a 98 quilômetros da capital João Pessoa, a 100 quilômetros de Campina Grande, maior cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.

    É chamada de Rainha do Brejo pelo fato de ser a principal cidade-pólo de um região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mais torna-se uma importante referência política e ecônomica na região do Brejo. Ambas (Região do Brejo e Guarabira) fazem parte da Mesorregião do Agreste Paraibano

    A Região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar nº 101, de 12 de julho de 2011 cuja população total é de 193.656 habitantes.

    Nossa Senhora da Luz é a padroeira do município. Sua imagem original foi trazida de Portugal, em 1755, pelo português Antônio Rodrigues da Costa, natural de Beiriz (província do Porto), um dos fundadores do município.

  2.   
     
  3. #2
    Medinho's Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2011
    Location
    Guarabira, Brazil
    Posts
    419
    Liked
    15 times
    Rep Power
    0
    Brazil

    Default Cidades que compõe a Região Metropolitana de Guarabira



    A Região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar nº 101, de 12 de julho de 2011 cuja população total é de 193.656 habitantes.


    * Alagoinha
    * Araçagi
    * Belém
    * Borborema
    * Caiçara
    * Cuitegi
    * Dona Inês
    * Duas Estradas
    * Lagoa de Dentro
    * Logradouro
    * Mulungu
    * Pilões
    * Pilõezinhos
    * Pirpirituba
    * Serra da Raiz
    * Sertãozinho
    * Serraria
    A população desses municípios, juntos, é de 193.656 habitantes.


    Metrópole, da língua grega metropolis (μήτηρ, mētēr = mãe, ventre e πόλις, pólis = cidade), é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte (correspondentes, na classificação do IBGE, às metrópoles nacionais e regionais).
    Attached Images Attached Images

  4. #3
    Medinho's Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2011
    Location
    Guarabira, Brazil
    Posts
    419
    Liked
    15 times
    Rep Power
    0
    Brazil

    Default Guarabira City

    A cidade de Guarabira está prestes a ganhar novos investimentos que irão alavancar ainda mais a sua econômia, principalmente na construção civil, atualmente são várias lojas se instalando na cidade e mais de 50 obras espalhadas em todos os bairros de Guarabira de edificações de médio e pequeno porte.

    Foi lançado, em parceria com a Realiza Empreendimentos, o Condomínio Serra da Luz. Até o final de 2011, um novo centro de compras será concluído: o Shopping Cidade Luz terá 200 lojas e duas âncoras Bonaza e lojas Americanas e a vinda do IFET, da Vara Federal junto com a Polícia Federal e futuramente a vinda da UFPB.









    Estátua do Frei Damião que tem cerca de 34 metros de altura e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Do alto da Serra da Jurema, é possível ver toda a cidade.


  5. #4
    Medinho's Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2011
    Location
    Guarabira, Brazil
    Posts
    419
    Liked
    15 times
    Rep Power
    0
    Brazil

    Default

    O Cruzeiro - Guarabira - Paraíba - Brasil

    Monumento criado pelo artista plástico pernambucano Brennand ;
    Altura; 12 m:
    Detalhes na pintura em cerâmica portuguesa;
    Localizado na Serra da Jurema há 300m de altitude em Guarabira é um mirante utilizado para os cristãos pagarem sua promessas.




  6. #5
    Medinho's Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2011
    Location
    Guarabira, Brazil
    Posts
    419
    Liked
    15 times
    Rep Power
    0
    Brazil

    Default

    História de Guarabira





    Século XVI

    Os primeiros habitantes da localidade foram os índios Potiguaras, pôr volta do século XVI, eles viviam em constantes conflitos com os colonizadores (Franceses e Portugueses).

    Reinando no Séc. XVI D. Felipe II, Duarte Gomes da Silveira teve notável influência nas remotas origens de Guarabira. Foi durante o domínio espanhol que Duarte Gomes da Silveira iniciou, nas férteis caatingas em Quandús, perto de Araçagi, a pecuária e latifúndios. Nascera em Olinda, filho de pais portugueses Pedro Alves da Silveira e Maria Gomes Bezerra. Digno de relevo no fim das guerras dos Potiguaras, em 1578, veio em missão de paz da vila de Natal para Cupuoba e Quandús, aldeia de índios, o padre jesuíta Gaspar Sampére. Ele viajara a pé para a pacificação Potiguar, sem armas de espécie alguma, apenas revestido da couraça da fé, transformando os valentes rebeldes selvagens em ovelhas mansas e fiéis.

    O Padre Gaspar, engenheiro arquiteto especialista em fortificações militares, era espanhol. Tempos após, holandeses garimpeiros, sob as ordens de Elias Herckmans, procuravam minas no rio Araçagi desta zona. Esse ocorrido se deu na segunda metade do século XVI, quando da criação da capitania e fundação do município de Nossa Senhora das Neves, em 1585.

    Em 1592, o Governador da Capitania, Feliciano Coelho de Carvalho, com a colaboração dos Tabajaras, conseguiu por diversas vezes travar combates com os índios Potiguaras localizados na Serra da Copaoba, atual Serra da Raiz, e ainda houve participação dos aliados franceses. Nesse período, em virtude de seus trabalhos, Duarte Gomes recebeu o título de capitão-mor da Serra de Cupaoba, sendo a primeira autoridade.


    Fundação do município

    A fundação de Guarabira vem do ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira. As primeiras residências edificadas dariam, mais tarde, origem a Vila da Idependência (primeiro nome da cidade de Guarabira), que em virtude de sua localização e da excelência de seu solo tornou-se dona de grande prestigio e influência nas cercanias.

    Em 1º de Novembro de 1755, com um grande terremoto de Portugal que só em Lisboa matou mais de 40.000 pessoas, destruindo o município, um senhor, por nome de José Rodrigues Gonçalves da Costa, tomado de pânico, fugiu de Póvoa de Varzim, na província de Porto, sua terra. José Rodrigues chegava a Guarabira com toda sua família, construindo uma capela e colocando a imagem de Nossa Senhora da Luz que trouxera de Portugal.

    Esta tornou-se a padoeira do município, embora o padre João Milanez já tivera construído a primeira do município, a capela de "Nossa Senhora da Conceição", em 1730. Em 1760 começavam as primeiras orações e novenas à Virgem da Luz, a primeira casa de oração era de taipa, mandada construir por ele onde oficializava o Pe. Cosme.


    Batalhas

    Em 1820, tendo D. João VI jurado a Constituição Portuguesa, levantou-se um motim e, em sinal de protesto, muitos pegaram as armas. Os revoltosos reunidos em Cuitegí deste termo atacaram Alagoa Grande, avançando até Areia, onde morreu a questão.


    Conquistas

    Por força da lei de 29 de Novembro de 1832, foi constituído o Distrito de Paz; O Povoado foi crescendo e, em 1837, foi elevado à condição de Vila, com o nome de Independência, através da Lei Provincial n.º 17 de 7 de Abril de 1837, instalando-se efetivamente no dia 11 de novembro do mesmo ano. Vinte anos depois, no dia 10 de outubro de 1857, foi criado a Comarca de Guarabira.

    A Comarca foi criada, a 10 de outubro de 1857, um ano após extinta, e restaurada em 1870. Novamente extinta em 1871 e definitivamente restabelecida, a 25 de Julho desse mesmo ano.

    Pela divisão territorial de 1938, o município contava com os distritos de Alagoinha, Araçaji, Cuitegi, Mulungu e Pirpirituba. Em 1951 foi criado o Distrito de Pilõezinhos. Esses Distritos foram se emancipando e tornando-se municípios. Atualmente, temos os distritos de Cachoeira, Pirpirí e Maciel.


    Emancipação

    Em 1874, dera-se a invasão dos "Quebra-quilos", havendo depredações, por lei 841 de 26 de novembro de 1887, finalmente foi elevada à categoria de cidade, considerada uma das maiores do estado.

Page 1 of 280 123451151101 ... LastLast

Tags for this Thread

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •  
SkyScraperLife.Com © 2006-2013

World Building Database

Download: Fast, Fun, Awesome - Web Stats