Page 1 of 22 1234511 ... LastLast
Results 1 to 5 of 109

Thread: A evolução da AMP (GAMP)

  1. #1
    E.U.'s Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Oct 2006
    Location
    conurbação da Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto
    Posts
    304
    Liked
    0 times
    Rep Power
    0

    Post A evolução da AMP (GAMP)

    Este artigo vem defender em parte o pobre do DanielPortugal.

    Do Blog: A Baixa do Porto:

    Meus Caros,

    Uma das minhas perplexidades mais antigas é a falta de percepção que nós temos sobre a nossa própria dimensão. E de como isso nos apouca.

    Não vou voltar a referir a falta de consistência da actual Área Metropolitana do Porto (AMP). Vou antes partilhar algumas das minhas descobertas para que possamos perceber do que se fala.

    Pensar na Baixa e no Porto sem se perceber primeiro em que contexto urbano o Porto se integra é um erro de análise comum, mas que condiciona * partida a maior parte das premissas que se usam para falar da cidade no futuro.

    Há um razoável número de estudos feitos por diferentes entidades muito cred*veis que apontam todos para uma região urbana policêntrica sempre superior a 2.400.000 habitantes.

    As Faculdade de Arquitectura do Porto, o Gabinete de Estudos do Ministério da Economia, o Instituto Nacional de Estat*stica, só para referir de memória alguns deles, conclu*ram que a verdadeira dimensão da AMP é pelo menos o dobro da actual (que tem 1.200.000 habitantes). Para erro de análise, convenhamos que não é pequeno.

    Vou referir com mais pormenor os dados de um interessante trabalho realizado por Rui António Rodrigues Ramos, da Universidade do Minho, e António Nelson Rodrigues da Silva, da Escola de Engenharia de S. Carlos da Universidade de S. Paulo, intitulado " Contributo para a delimitação da Área Metropolitana do Noroeste de Portugal".

    O trabalho, publicado na revista "Estudos Regionais" no seu nº 3, de 2003, da APDR e do INE, propõe uma nova delimitação para a AMP.

    Transcrevo aqui um parágrafo das conclusões:

    "A aplicação da metodologia ao estudo da Área Metropolitana do Porto conduziu a resultados interessantes. No estudo fica demonstrado que a actual delimitação, ao não incluir áreas vizinhas com caracter*sticas idênticas, poderá não conduzir ao planeamento territorial mais correcto, e certamente se perderá a capacidade de melhorar a competitividade e coesão de toda esta região do Noroeste de Portugal. Admitindo os dados dos Censos de 2001 e considerando a delimitação proposta para 2011 os valores da AMP aproximam-se dos da Área Metropolitana de Lisboa (AML). A AML possu*a em 2001 2.682.687 habitantes numa área de 3.210 km2, ou seja, uma densidade de 833,5 habitantes por km2. A AMP, de acordo com a delimitação de 2011, contabilizava em 2001 2.593.461 habitantes numa área de 3.334 km2, ou seja 777,9 habitantes por km2. As duas áreas metropolitanas assim definidas totalizavam 53,5 % da população de Portugal continental, valor próximo dos 60% referidos na introdução para a Europa."

    Ou seja, esta é a realidade em 2001 se aplicarmos critérios internacionalmente aceites para a definição de áreas metropolitanas. Escusamos de insistir na nossa pequenez.

    Para meditar.

    Francisco Rocha Antunes
    Promotor imobiliário

    Da WIkipedia:

    É usual designar por Grande Porto ao conjunto de cidades cont*guas ao Porto, uma vez que a densidade e proximidade das cidades vizinhas cria uma única conurbação, criando a ilusão de ser uma só "cidade" de cerca de 400 km², onde moram cerca de 1.500.000 pessoas; a Área Metropolitana do Porto engloba concelhos e cidades mais distantes, sendo que a sua área total é de 1575 km², e a sua população é superior a 1.800.000 habitantes. Estima-se que em 2020 a população do Grande Porto suplante os 2.000.000 habitantes, dado que o crescimento de 0,75% da população de ano para ano "soma" * AMP cerca de 16 mil habitantes todos os anos (3ª aglomerado urbano em maior crescimento na Europa). A Região do Porto ultrapassa os 2.200.000 habitantes, sendo o 25º maior aglomerado urbano da Europa.

    Como podem observar esta foi provavelmente a fonte do Daniel.
    Devo tb acrescentar k devido * infinita complexidade da organização territorial portuguesa na mesma Wikipedia diz:

    É usual designar por Grande Porto ao conjunto de cidades cont*guas ao Porto, uma vez que a densidade e proximidade das cidades vizinhas cria uma única conurbação, criando a ilusão de ser uma só "cidade" de cerca de 814 km², onde moram mais de 1.200.000 pessoas; a Área Metropolitana do Porto engloba concelhos e cidades mais distantes, sendo que a sua área total é de 1575 km², e a sua população é superior a 1.570.000 habitantes.

    Penso que isto se devera ou a diferentes periodos de tempo, tendo em conta inclusové a recente ampliação da AMP.

    Devo ainda acrescentar k eu tb tive o prazer de ler, a revista " Estudos Regionais nº3" e o estudo em questão, onde se enquadra a recente expansão da AMP num processo de expansão maior (proposto no estudo), onde a GAMP englobaria inclusivamente parte da Area metropolitana do Minho ( k tem 800.000 habitantes aprox.), Chegando aos tais 2.400.000 habitantes (2011). Em termos de area devemos considerar que actualmente a AMP e mt pequena , basta comparar k a de lisboa k chega a Mafra e a Setubal.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Porto

    http://www.porto.taf.net/arquivo/200..._blogporto.htm

  2.   
     
  3. #2
    Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Oct 2006
    Posts
    59
    Liked
    0 times
    Rep Power
    0

    Default

    Ui, onde te foste meter...

  4. #3
    Barra's Avatar
    Sexy Nice

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    70
    Liked
    0 times
    Rep Power
    0

    Default

    mais um para o fogo

  5. #4
    E.U.'s Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Oct 2006
    Location
    conurbação da Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto
    Posts
    304
    Liked
    0 times
    Rep Power
    0

    Default

    Tou so a fornecer informação, tb n concordo k as cenas do Daniel.
    Inda agora entrein kero ser ovelha negra.

  6. #5
    Filipe_Golias's Avatar
    Biochem Guy

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2006
    Location
    Porto - Portugal
    Posts
    525
    Liked
    0 times
    Rep Power
    11

    Default

    Mééé

    Acho que ainda não te desejei as "boas-vindas", E.U.

Page 1 of 22 1234511 ... LastLast

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •  
SkyScraperLife.Com © 2006-2015

World Building Database

Download: Fast, Fun, Awesome - Web Stats