Page 1 of 22 1234511 ... LastLast
Results 1 to 5 of 109

Thread: A evolução da AMP (GAMP)

  1. #1
    E.U.'s Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Oct 2006
    Location
    conurbação da Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto
    Posts
    304
    Liked
    0 times
    Rep Power
    0

    Post A evolução da AMP (GAMP)

    Este artigo vem defender em parte o pobre do DanielPortugal.

    Do Blog: A Baixa do Porto:

    Meus Caros,

    Uma das minhas perplexidades mais antigas é a falta de percepção que nós temos sobre a nossa própria dimensão. E de como isso nos apouca.

    Não vou voltar a referir a falta de consistência da actual Área Metropolitana do Porto (AMP). Vou antes partilhar algumas das minhas descobertas para que possamos perceber do que se fala.

    Pensar na Baixa e no Porto sem se perceber primeiro em que contexto urbano o Porto se integra é um erro de análise comum, mas que condiciona à partida a maior parte das premissas que se usam para falar da cidade no futuro.

    Há um razoável número de estudos feitos por diferentes entidades muito credíveis que apontam todos para uma região urbana policêntrica sempre superior a 2.400.000 habitantes.

    As Faculdade de Arquitectura do Porto, o Gabinete de Estudos do Ministério da Economia, o Instituto Nacional de Estatística, só para referir de memória alguns deles, concluíram que a verdadeira dimensão da AMP é pelo menos o dobro da actual (que tem 1.200.000 habitantes). Para erro de análise, convenhamos que não é pequeno.

    Vou referir com mais pormenor os dados de um interessante trabalho realizado por Rui António Rodrigues Ramos, da Universidade do Minho, e António Nelson Rodrigues da Silva, da Escola de Engenharia de S. Carlos da Universidade de S. Paulo, intitulado " Contributo para a delimitação da Área Metropolitana do Noroeste de Portugal".

    O trabalho, publicado na revista "Estudos Regionais" no seu nº 3, de 2003, da APDR e do INE, propõe uma nova delimitação para a AMP.

    Transcrevo aqui um parágrafo das conclusões:

    "A aplicação da metodologia ao estudo da Área Metropolitana do Porto conduziu a resultados interessantes. No estudo fica demonstrado que a actual delimitação, ao não incluir áreas vizinhas com características idênticas, poderá não conduzir ao planeamento territorial mais correcto, e certamente se perderá a capacidade de melhorar a competitividade e coesão de toda esta região do Noroeste de Portugal. Admitindo os dados dos Censos de 2001 e considerando a delimitação proposta para 2011 os valores da AMP aproximam-se dos da Área Metropolitana de Lisboa (AML). A AML possuía em 2001 2.682.687 habitantes numa área de 3.210 km2, ou seja, uma densidade de 833,5 habitantes por km2. A AMP, de acordo com a delimitação de 2011, contabilizava em 2001 2.593.461 habitantes numa área de 3.334 km2, ou seja 777,9 habitantes por km2. As duas áreas metropolitanas assim definidas totalizavam 53,5 % da população de Portugal continental, valor próximo dos 60% referidos na introdução para a Europa."

    Ou seja, esta é a realidade em 2001 se aplicarmos critérios internacionalmente aceites para a definição de áreas metropolitanas. Escusamos de insistir na nossa pequenez.

    Para meditar.

    Francisco Rocha Antunes
    Promotor imobiliário

    Da WIkipedia:

    É usual designar por Grande Porto ao conjunto de cidades contíguas ao Porto, uma vez que a densidade e proximidade das cidades vizinhas cria uma única conurbação, criando a ilusão de ser uma só "cidade" de cerca de 400 km², onde moram cerca de 1.500.000 pessoas; a Área Metropolitana do Porto engloba concelhos e cidades mais distantes, sendo que a sua área total é de 1575 km², e a sua população é superior a 1.800.000 habitantes. Estima-se que em 2020 a população do Grande Porto suplante os 2.000.000 habitantes, dado que o crescimento de 0,75% da população de ano para ano "soma" à AMP cerca de 16 mil habitantes todos os anos (3ª aglomerado urbano em maior crescimento na Europa). A Região do Porto ultrapassa os 2.200.000 habitantes, sendo o 25º maior aglomerado urbano da Europa.

    Como podem observar esta foi provavelmente a fonte do Daniel.
    Devo tb acrescentar k devido à infinita complexidade da organização territorial portuguesa na mesma Wikipedia diz:

    É usual designar por Grande Porto ao conjunto de cidades contíguas ao Porto, uma vez que a densidade e proximidade das cidades vizinhas cria uma única conurbação, criando a ilusão de ser uma só "cidade" de cerca de 814 km², onde moram mais de 1.200.000 pessoas; a Área Metropolitana do Porto engloba concelhos e cidades mais distantes, sendo que a sua área total é de 1575 km², e a sua população é superior a 1.570.000 habitantes.

    Penso que isto se devera ou a diferentes periodos de tempo, tendo em conta inclusové a recente ampliação da AMP.

    Devo ainda acrescentar k eu tb tive o prazer de ler, a revista " Estudos Regionais nº3" e o estudo em questão, onde se enquadra a recente expansão da AMP num processo de expansão maior (proposto no estudo), onde a GAMP englobaria inclusivamente parte da Area metropolitana do Minho ( k tem 800.000 habitantes aprox.), Chegando aos tais 2.400.000 habitantes (2011). Em termos de area devemos considerar que actualmente a AMP e mt pequena , basta comparar k a de lisboa k chega a Mafra e a Setubal.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Porto

    http://www.porto.taf.net/arquivo/200..._blogporto.htm

  2.   
     
  3. #2
    Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Oct 2006
    Posts
    59
    Liked
    0 times
    Rep Power
    0

    Default

    Ui, onde te foste meter...

  4. #3
    Barra's Avatar
    Sexy Nice

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    70
    Liked
    0 times
    Rep Power
    0

    Default

    mais um para o fogo

  5. #4
    E.U.'s Avatar
    Senior Member

    Status
    Offline
    Join Date
    Oct 2006
    Location
    conurbação da Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto
    Posts
    304
    Liked
    0 times
    Rep Power
    0

    Default

    Tou so a fornecer informação, tb n concordo k as cenas do Daniel.
    Inda agora entrein kero ser ovelha negra.

  6. #5
    Filipe_Golias's Avatar
    Biochem Guy

    Status
    Offline
    Join Date
    Sep 2006
    Location
    Porto - Portugal
    Posts
    525
    Liked
    0 times
    Rep Power
    8

    Default

    Mééé

    Acho que ainda não te desejei as "boas-vindas", E.U.

Page 1 of 22 1234511 ... LastLast

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •  
SkyScraperLife.Com © 2006-2013

World Building Database

Download: Fast, Fun, Awesome - Web Stats